.

.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

PREÇOS ABUSIVOS NO ALUGUEL AFETA MORADORES

Em todas as cidades da Bahia segundo O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), ocorreu um aumento nos aluguéis e nos valores dos imóveis durante os últimos anos. Porém, nas cidades que receberam uma Universidade Pública essa alta é ainda maior, afetando de maneira mais intensa as pessoas de baixa renda

Em Amargosa não é diferente. Os moradores sofrem com os preços que sobem cada vez mais e ocupam uma parcela muito grande do orçamento família
. Este é o caso da vendedora Geisa, que a muito tempo veio com a família morar em Amargosa, sempre morou de aluguel. Segundo essa moradora, o preço dos aluguéis aumentou muito, e hoje chega a ocupar cerca de 50% do total de sua renda. E o sonho da casa própria fica cada vez mais distante para pessoas de baixa renda.

Tal semelhança é confirmada por um proprietário de estabelecimento comercial que não quis se identificar. Ele ainda afirmou que quando chegou para montar sua propriedade comercial o preço ainda era baixo. No entanto, de uns cinco anos para cá, começou a aumentar. Algumas vezes, chega a acontecer de maneira semestral.


Essa alta no valor dos aluguéis deve-se a fatores como proximidade da
Universidade (ou presença delas na comunidade) e, até mesmo, uma possível reurbanização.

Como não se tem uma base para comparação, estudantes, professores
e funcionários da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) e demais inquilinos, pagam o valor estipulado e não percebe que este está muito acima do que já foi ou também do que deveria ser.

 Da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário