.

.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

VOCÊ SABE O QUE É UM CARRO POKEMON?

Se você acha que estamos falando de algum modelo chinês que se parece com o simpático personagem do desenho animado Pokemon, o Pikachu, ledo engano. Também não estou falando do Kia Picanto que parece realmente com o Pikachu.
Falo sobre um assunto realmente sério e que lesa muitas pessoas no Brasil. O carro Pokemon.Explicando rapidamente, o Pokemon é um carro comprado legalmente em uma loja, financiado e depois esquecido pelo mundo (menos pelos oficiais de justiça e pelos bancos).
Como acontece o golpe? Basta você conseguir os documentos, geralmente falsos de uma pessoa que apresente renda para o financiamento. O banco analisa, vê que a pessoa é idônea e libera o valor do carro para o proprietário original. O novo dono sai com o carro e geralmente viaja para outro estado para vendê-lo a um preço mais barato do que normal.
As vezes quem está comprando é alguém desonesto que está afim de dar uma volta com um carro de luxo pagando pouco, outras vezes são pessoas que possuem fazendas e que tem certeza que a polícia nunca irá lá para procurar esses carros.
Aqui na Bahia é muito comum, principalmente no interior, onde a renda per-capita das pessoas é menor, porém a televisão mostra as mesma propagandas das capitais. O cidadão recebe a proposta de comprar um Golf 2009 por 10 mil reais, ainda parcelado em 10 cheques de 1000 reais e não resiste.
No interior da Bahia ele vai rodar com este carro durante séculos, pois nenhum oficial de justiça vai sair da paraíba para buscar um carro em outro estado. Com isso o modelo poderá rodar normalmente, pois basta pagar o IPVA e nas blitz o carro passará incólume.
A Policia está desenvolvendo um sistema que servirá de banco de dados para carros com busca e apreensão decretada, o que ajudará muito durante as blits. Espero que isso se resolva logo, pois cada dia que passa vejo mais problemas.
O pior é que existe uma alta demanda para esse tipo de carros conforme podemos pesquisar. Até perguntas em um forum sobre como conseguir um tipo de carro como esse são feitas.
Outro perigo está no “Cabrito”. Essa modalidade é bem pior do que o o Polemon. Geralmente só quem perde no “Pokemon” é o banco, porém no “Cabrito” o buraco é mais embaixo.
Imaginem a situação: Você compra uma sucata de um carro, em estado irrecuperável mas que o documento não recebeu baixa na documentação no Detran. Então você manda alguém roubar um carro idêntico e passa todas as peças de identificação para o outro carro.
O perigo mora na perfeição que este tipo de serviço resulta. Não há adulteração do número de chassis, apenas corta-se a chapa ao redor do número de chassi e solda-se no outro carro.
Os vidros são regravados e demais peças que possam identificar o veículo também. O véiculo fica tão bom que nem os peritos do Detran conseguem descobrir. Já vi alguns casos assim, porém da visão da pessoa que foi lesada, no caso um amigo que comprou um cabrito que saltitou de suas mãos.
Imaginem a situação: a pessoa comprou um “Cabrito”, e pagou a vista. Na outra manhã chegou no Detran para transferir o carro e não acontece nada. Um belo dia, um perito mais esperto descobre que este carro foi adulterado e você está andando em um carro roubado sem ter nada a ver com a história.
Por estes e outros motivos que devemos sempre ter cuidado ao comprarmos carros de pessoas física. Comprar um carro em uma loja não vai fazê-lo escapar deste problema, porém você terá como provar que comprou o carro de outra pessoa que não atende pelo nome de um desenho animado japonês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário