.

.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

VEREADOR DESONESTO É PREJUÍZO PARA TODO O MUNICÍPIO

A Administração Pública não pode e também não deve exercer suas atividades e direitos com a mesma autonomia e liberdade com que os particulares exercem os seus.
Enquanto a atuação dos particulares funda-se no princípio da autonomia da vontade, a atuação do Poder Público é orientada por princípios como o da LEGALIDADE, da supremacia do INTERESSE PÚBLICO sobre o privado e da indisponibilidade dos interesses públicos.
 
O conceito de improbidade é bem mais amplo do que o de ato lesivo ou ilegal em si. É o contrário de probidade, que significa qualidade de probo, integridade de caráter, honradez. Logo, improbidade é o mesmo que desonestidade, falta de probidade.
 
Neste sentido, pode-se conceituar o ato de improbidade administrativa como todo aquele praticado por agente público, contrário às normas da moral, à lei e aos bons costumes, com visível falta de honradez e de retidão de conduta no modo de agir perante a administração pública direta, indireta ou fundacional envolvidas pelos Três Poderes.
 
Como salientado por Manoel Gonçalves Ferreira Filho, "a corrupção, embora sua feição mude de época para época, é um fenômeno presente em todos os tempos. Dela, não escapa regime algum. Igualmente, ela existe no mundo inteiro, conquanto em níveis diversos. É assim um mal que todo regime tem de estar preparado para enfrentar". Porém, observa o citado professor a corrupção é "particularmente grave numa democracia. Esta, com efeito, confia na representação para realizar o interesse geral. Se ela é corrupta e persegue o seu bem particular, o regime fica totalmente desfigurado. Além disso, na democracia, rapidamente a corrupção desmoraliza o Poder, além de ser um fator de ineficiência. Por isso, pode levar facilmente à perda da legitimidade do regime". 
Dessa forma, em face da modernização e do Estado, a constitucionalização do Direito Administrativo representa verdadeiro instrumento de combate à corrupção em todos os níveis da Administração Pública, em defesa da legitimidade do regime democrático.
Portanto, um mal político representa um GIGANTESCO prejuízo para toda uma comunidade, POLÍTICOS SEM MORAL não trazem benefícios algum para a comunidade.


Fernando Mota
O repórter do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário