.

.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

É PRECISO SEGUIR EM FRENTE , SEMPRE, APESAR DAS LUTAS

Em certos momento da vida, acontece de pessoas que por causa dos infortúnios do dia a dia acabam se sentindo muito tristes. Entre as causas estão a perda de um ente querido, o fim de um relacionamento, resultado de alguma discussão, ou simplesmente a não conquista de um objetivo.
A pessoa quando está triste costuma querer ficar isolada, choramingando pelos cantos, em alguns casos até perde o apetite, ou ignora a presença de outras pessoas. Independente da causa, quem convive com essa pessoa, seja amiga, companheiro ou familiar, precisa tentar mudar essa situação, pois a tristeza pode acabar despertando uma depressão, que muitas vezes leva ao baixo estima e em casos mais graves perdem o interesse total pela manutenção da sua existência e acabam cometendo o suicídio.
Para confortar uma pessoa triste é bem simples, basta entender os motivos e expor para essa pessoa que a tristeza não irá melhorar sua situação, pelo contrário poderá fazer com que fique doente.
Dar atenção, amor, carinho e compreensão é fazer com que a pessoa triste tenha mais motivos para seguir em frente e superar os problemas.
Em caso da perda de alguém por falecimento, a ajuda vale até memso concedendo a esta pessoa momento de de reflexão para que a mesma aquiete seu coração, depois é preciso proporcionar aconchego para que ela sinta-se bem, feliz e com a certeza de que tudo aconteceu mas que de uma forma ou de outra vai prosseguir e voltar a rotina do dia a dia.
O conforto vem através de provas de carinho, atenção, palavras amigas e sábias. Momentos de diversão, viagens e passeios também servem para alegrar a pessoa triste, fazendo com que os motivos bons sejam acertadamente os motivos que a deixaram pronta para  seguir na estrada da vida.
Para os adeptos a prática religiosa, é importante reforçar a ida nas reuniões, cultos e celebrações. Afinal, a fé em Deus é o melhor remédio para a tristeza. Várias passagens da Bíblia remetem ao conforto das pessoas tristes e podem ser utilizadas para ajudá-las a sair dessa situação.

Sandro Oliveira é Bacharel em Teologia, casado, pai de 5 filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário