.

.

quinta-feira, 21 de março de 2013

MOVIMENTO PELO TREM DE PASSAGEIROS EM IAÇU

O referido movimento tem como objetivo reivindicar conscientemente a FCA/VALE e em especial ao Governo Estadual e Federal, o retorno do trem de passageiros entre Iaçu BA e Monte Azul MG, mesmo trecho em que percorria o Misto, o qual foi desativado em 17 de Março de 1989, gerando dificuldades de acessos por parte da população que vive nas proximidades da ferrovia e que após 23 anos almeja agonizadamente o trem de passageiros por ser um transporte barato, seguro e menos poluente.

ATENÇÃO!!!

ATENÇÃO!!!
VER DE TREM será o nosso grande parceiro no movimento em prol do retornodo trem de passageiros para Iaçu e região. Apoio já confirmado por Gilson Vieira- coord. Geral Sociedade Nacional Movimento Trem de Ferro-Ver de Trem.
Como forma de reivindicar a FCA, VALE e principalmente ao Governo Estadual e Federal a revitalização do transporte ferroviário de passageiros na malha ferroviária Belo Horizonte MG- Salvador BA, trecho Iaçu a Monte Azul, foi iniciada no dia 17 de Julho de 2012 por Ronaldo Ramos e Martinho Almeida Teixeira, o Movimento popular denominado "Trem de Passageiros Já!!!".
O interesse por esse Movimento baseia-se no sonho de muita gente que almeja agonizadamente o retorno do trem de passageiros no mesmo trecho em que percorria o Misto (trem cuja composição era formada por locomotiva, alguns vagões de cargas e carros de passageiros com primeira e segunda classe), entre Iaçu BA a Monte Azul MG (desativado em 17 de março de 1989), isso porque nesta área é grande a necessidade da população em poder usufruir de um transporte ferroviário por ser barato, seguro e porque não dizer, menos poluente.
De início, está sendo realizada uma mobilização comunitária no município Iaçu através da Rádio Rio Paraguaçu FM, onde na oportunidade estão sendo passadas informações sobre a importância do trem de passageiros para a região, bem como a forma correta de reivindicar o retorno do mesmo, haja vista que muitas pessoas já estão aderindo o Movimento, todavia, dentre em breve a mobilização se estenderá a todos os municípios que ficam às margens da ferrovia. Já foram enviados e-mails às repartições competentes desses municípios, dois deles já deram resposta afirmando aderirem o movimento, e espera-se a resposta dos demais municípios. 
O apoio de empresários e representantes políticos municipais é indispensável para o fortalecimento dessa campanha, assim como a divulgação da mesma através da imprensa.
Vale lembrar que o Projeto “VER DE TREM” será o nosso grande parceiro nesse Movimento. Apoio já confirmado por Gilson Vieira- coord. Geral Sociedade Nacional Movimento Trem de Ferro-Ver de Trem na Bahia. 
Assim que forem discutidos meios diversificados referentes a este Movimento, será posto em prática o recolhimento de assinaturas da população de todas as cidades ao longo do trecho aqui descrito, bem como deverá ser feita passeatas pelas ruas como forma de chamar à atenção do Governo Estadual e Federal. E para fazer a culminância, no fim deste ano, Martinho Almeida Teixeira irá a Vitória ES, onde na oportunidade viajará no trem de passageiros Vitória a Minas, ida e volta, forma de mostrar aos governantes a importância desse meio de transporte para a região, isso por ser condizente com a realidade da população, além de que seria mais uma opção de transporte.
É importante mencionar que será feito o possível para que o Governo Federal possa atender a esta reivindicação, elaborando assim, estudos para o melhor uso de nossa malha ferroviária no sentido de transporte de passageiros.
Responsáveis: Martinho Almeida Teixeira/ Ronaldo Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário