.

.

terça-feira, 4 de junho de 2013

TESTE DE CHUVAS ARTIFICIAIS SÃO REALIZADOS EM IAÇU

Ontem segunda-feira (03/06) por volta das 12h09, recebi a ligação do meu grande amigo Ronaldo Ramos informando que alguém da Modclima empresa responsável por fazer indução de chuvas localizadas iria entrar em contato comigo para saber detalhes sobre um teste feito por volta das 11h20 em que um avião sobrevoou áreas do município de Itaberaba, a saber, nas proximidades de Iaçu e semeou água em uma nuvem do tipo cúmulo a qual provocou uma chuva rápida próxima ao município, o mais gratificante disso foi ter recebido a ligação da pessoa responsável mais precisamente às 12h22, informando-me o processo desse teste e me fez humildemente a solicitação de verificação de um possível registro de precipitação no entorno da cidade, tendo em vista o referido teste e o período realizado, sem falar no convite feito para que eu possa conhecer de perto esse projeto que no meu haver é de suma importância. Gostei por demais. 
Fonte: Martinho A. Teixeira Via facebook
Tecnologia para provocar chuva artificialmente, desenvolvida por um grupo de brasileiros, pode ser a solução para aliviar os períodos de forte seca no semiárido brasileiro e contribuir no combate à desertificação.
A produção de chuvas artificiais se dá com o lançamento de gotas de água em nuvens que concentram alta umidade a partir de um avião bimotor equipado com um tanque de 300 litros e um mecanismo que controla o tamanho das gotículas dispersadas.

Um comentário: