.

.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

FARRA NA HORA DE ESCOVAR OS DENTES DAS CRIANÇAS

Escovar os dentes nem sempre é uma tarefa agradável para as crianças.  Um dos melhores métodos  para estimular os pequenos a fazer a higiene bucal é o exemplo dos pais.
Para o dentista Thiago Millet, do Hapvida, transformar o momento de ‘tortura’ em diversão funciona muito bem. "Quando a criança escova os dentes brincando com os pais, ela se acostuma com o momento. Para isso, uma boa ideia é comprar escovas em formato de bichinhos", aconselha.
Com relação ao creme dental, o dentista explica que os pais podem comprar os que possuem cor. Porém, ele faz uma ressalva: "os cremes dentais coloridos só devem ser usados até oito anos de idade, pois o corante pode deixar prejudicar os dentes no futuro".
Para completar a limpeza, o uso do fio dental é recomendado pelo dentista. "Desde que nascem os dois primeiros dentinhos, os pais já podem usar o fio”, diz.
Thiago Millet alerta que a higiene bucal também evita que as crianças tenham mau hálito. “Apesar do mau hálito também ser causado por problemas no estômago, cerca de 80% a 90% dos casos nessa faixa etária são causados pela má limpeza", explica. Por isso, é importante um adulto acompanhar a escovação dental das crianças.
 Criatividade na hora da limpeza bucal funciona
Histórias - Dizer ao seu filho que existem bichinhos que querem destruir os dentes dele e que no creme dental e na escova ficam os soldadinhos que irão protegê-los fará os pequenos entenderem a importância da limpeza.
Papéis invertidos - Se o seu pequeno ainda não escova direito os dentes, faça o seguinte: deixe ele escovar os seus e depois faça o mesmo com os dele. Assim, será mais fácil ele aceitar a ideia de que você precisa ajudá-lo na escovação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário