.

.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

HOJE É O DIA INTERNACIONAL DO JOVEM TRABALHADOR

O dia 24 de abril é celebrado como o Dia Internacional do Jovem Trabalhador para valorizar a importância dos jovens no mercado de trabalho mundial. No Brasil, de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, dos 30,32 milhões de brasileiros com idade entre 16 e 24 anos, 20,23 milhões são economicamente ativos. Além disso, 24,45% dos jovens brasileiros trabalham e estudam. No entanto, 18,9% dos jovens estão desempregados.
Como a Constituição Brasileira proíbe a realização de qualquer trabalho por menores de 16 anos, exceto na condição de aprendizes, a partir dos 14 anos e o menor de 18 anos não pode trabalhar exposto à riscos ocupacionais, ser jovem e trabalhador não é simples.
Por isso a Lei do Aprendiz trata de um contrato especial de trabalho, com tempo determinado e direcionado aos jovens com idades entre 14 e 24 anos. O empregador fica responsável por matricular o jovem em uma instituição de ensino, onde ele seguirá aprimorando-se como cidadão e como profissional. Assim, ao ser chamado para entrevistas e ouvir aquela perguntinha: "Tem experiência?" o jovem brasileiro pode responder orgulhosamente que sim, ele já está preparado para os desafios do mercado de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário