.

.

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

PESQUISA: QUEM DORME PELADO VIVE MELHOR


Dormindo a dois. Dividir a cama com um parceiro ainda resulta em uma dose extra de oxitocina, que faz bem à saúde.

“Sabe, eles te fazem perguntas. Só um exemplo: ‘O que você veste na cama? Você veste blusa de pijama? Veste calça de pijama? Camisola?’. Então eu disse: ‘Chanel No. 5’”, já brincava Marilyn Monroe em um comercial de perfume da década de 60. Pesquisas recentes mostram que ela não só estava sendo provocante como saudável. Um em cada três adultos dorme nu, de acordo com um estudo internacional feito pela Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos, que demonstrou ainda que o hábito pode trazer todos os tipos de benefícios: melhorar a qualidade de sono e a saúde do coração, aprimorar o relacionamento e até ajuda a emagrecer.
   Peritos concordam que é importante manter a calma durante a noite, já que a temperatura do corpo tem que cair cerca de meio grau para que você caia no sono. O cérebro, impulsionado pelo relógio biológico, envia mensagens para os vasos sanguíneos se abrirem e liberarem calor.
   “A temperatura central, em geral, está no ápice às 23h e tem nível mais baixo às 4h”, disse Chris Idzikowski, diretor do Centro de Sono de Edimburgo e autor de “Sound Asleep: The Expert Guide to Sleeping Well” (Dormindo Bem: O Guia para Uma Boa Noite de Sono, em tradução livre). “A vantagem de dormir nu é que é mais fácil para o corpo esfriar e manter a temperatura baixa que o cérebro quer alcançar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário