.

.

sexta-feira, 11 de abril de 2014

AUMENTO DOS CASOS DE AIDS NO BRASIL PREOCUPA MÉDICOS

Os médicos brasileiros estão preocupados com o aumento dos casos de contaminação por HIV entre adolescentes. Segundo os especialistas, há entre os jovens uma sensação completamente equivocada de que a AIDS é uma doença controlada e de que não há risco de contrair o vírus.
Um jovem acaba de receber o diagnóstico: aos 24 anos, ele tem AIDS. “Para mim, naquela hora tinha acabado, o mundo tinha acabado, eu vou morrer”, diz.
Outro também soube que é portador do vírus HIV e já se trata das complicações da doença. “Você acha que nunca vai acontecer com você”, conta.
Os dois se contaminaram na adolescência. E têm outro ponto em comum: se relacionaram com os parceiros sem usar preservativo.
Com a vida sexual começando cada vez mais cedo, a contaminação de adolescentes de 14, 15 anos de idade se tornou a grande preocupação de órgãos que trabalham com a prevenção da AIDS.
“Esses meninos mais jovens e essas meninas mais jovens não estão se protegendo achando que a AIDS não existe ou é uma doença controlada”, afirma Fernando Ferry, médico do Hospital Gaffrée e Guinle.
De acordo com boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, o maior crescimento de casos de AIDS está entre jovens de 15 a 24 anos. Em oito anos, foram quase 30 mil casos da doença neste grupo da população.
O Hospital Federal Grafee Guinle, no Rio, referência no tratamento da AIDS, recebeu, só este ano, 25 pacientes homens, na faixa dos 20 anos de idade.
“É uma doença que requer um tratamento para uma vida inteira, que quando não diagnosticada precocemente, ela pode matar, e o tratamento, apesar dos grandes avanços de hoje, ainda tem seus efeitos colaterais”, explica Fernando Ferry, médico do Hospital Gaffrée e Guinle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário